Rua Coronel Schwab Filho, Bento Ferreira, Vitória - ES, Cep: 29050-780

27 99774-2988 (Competições)

NOTÍCIAS

Esporte Clube Pinheiros é campeão do Troféu José Finkel 2024; Balduccini quebra recorde sul-americano

Florianópolis (SC), agosto de 2024 –  O Campeonato Brasileiro Interclubes Absoluto de Natação – Troféu José Finkel 2024 chegou ao fim neste sábado (17) no parque aquático da Swim Floripa, no Jurerê Sports Center, em Florianópolis (SC). O Esporte Clube Pinheiros foi consagrado como o grande campeão da competição, que também funcionou como seletiva única para o Campeonato Mundial de piscina curta, que acontecerá em dezembro deste ano em Budapeste.

Para conquistar o título geral, o Esporte Clube Pinheiros acumulou um total de 2.385,50 pontos ao longo da competição. A Unisanta ficou com a segunda colocação (2.134,50), o Minas Tênis Clube assegurou a terceira colocação com 1.989,00 pontos. Em quarto ficou o time do Flamengo e em quinto geral o time do Corinthians. A competição marcou o retorno do Troféu José Finkel a Santa Catarina após 15 anos, a última vez foi em 2009, em Palhoça.

Veja o boletim com os critérios para convocação aqui. 


Atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 marcaram presença no evento, como Maria Fernanda Costa, a Mafê da Unisanta, que recebeu o prêmio de melhor índice técnico (902 pontos) e atleta feminina mais eficiente (225 pontos) da competição. A nadadora quebrou o recorde sul-americano das provas de 200m e 400m livre e ainda venceu os 800m livre feminino.No masculino, o melhor índice técnico foi de Guilherme Caribé do Flamengo com 945 e a eficiência ficou com Caio Pumputis do Pinheiros com 160 pontos.

O destaque deste sábado (17) foi o novo recorde sul-americano estabelecido por Stephanie Balduccini do Unisanta. A atleta ficou com o ouro e marcou o novo recorde sul-americano dos 100m medley feminino, com o tempo de 1min00s15. Giulia Carvalho do Minas foi a prata com 1min00s19 e Fernanda Celidônio do Pinheiros ficou na terceira colocação com 1min00s22. 

“Sempre foi um sonho bater o recorde sul-americano, estou muito feliz e surpresa por ter sido nos 100m medley. É uma honra nadar com essas meninas nessa prova, não iria conseguir sem elas”, contou Balduccini pós prova. 


Na prova masculina, também com índices para o Mundial de Curta, Caio Pumputis do Pinheiros foi o vencedor com o tempo de 52s06. Leonardo Santos do Pinheiros foi a prata com 52s56 e Vinicius Lanza do Minas foi o bronze com o tempo de 52s75. Os três nadaram abaixo do índice para o Mundial de curta.

As primeiras provas da noite foram os 100 metros costas. Na prova feminina, Julia Goes do SESI SP venceu com 59s51, Maria Pessanha do Pinheiros ficou com a prata (59s81), e Fernanda Goeij do Minas terminou na terceira colocação com 1min00s26. 

Na prova masculina, Guilherme Basseto foi o melhor da prova, com o tempo de 50s68, o segundo lugar ficou com o nadador do Minas, Nicolas Albiero (51s62), e os atletas Pedro Motta do Unisanta e Pedro Souza do Flamengo empataram na terceira colocação com 52s14. 

“Estou muito feliz de ser campeão Brasileiro mais uma vez, é meio puxado esse final de ciclo olímpico, muito tempo viajando fora de casa, mas é isso, a gente tem que dar o máximo sempre e estou muito feliz com o resultado”, contou Basseto. 

Os 800m livre masculino contou com três séries, duas pela manhã e uma à tarde. O melhor da prova foi o João Pierre do Fluminense com o tempo de 7min45s92, Eduardo Moraes do Minas ficou com a prata a com o tempo de 7min47s17 e nadando pela manha, Guilherme Costa ficou com o bronze em 7min48s26. 

A prova dos 1.500m livre contou com três séries. Na primeira série da manhã, a finalista olímpica Beatriz Dizotti, da Unisanta, nadou abaixo do índice para o Mundial de curta, um dos critérios para a convocação e venceu a prova com o tempo de 15min53s25. A segunda colocada foi Leticia Romão, do Minas Tênis Clube, e o bronze foi divido entre Delfina Dini, do Minas Tênis Clube e Júlia Rodrigues do Corinthians, que foi terceira melhor brasileira da prova com 16min36s13. 

Os 50m livre feminino teve vitória de Lorrane Ferreira do SESI-SP com 24s79. Stephanie Balduccini foi medalha de prata com o tempo de 24s85 e Beatriz Bezerra do Pinheiros fechou o pódio em terceiro com o tempo de 25s01. 

Nos 50m livre masculino, o recordista do Campeonato nos 100m livre, Guilherme Caribé, do Flamengo, venceu a prova com o tempo de 21s28, abaixo do índice. Marcelo Chierighini do Pinheiros foi o medalhista de prata com 21s66 e Tiago Cintra da Unisanta foi o terceiro melhor da prova, com o tempo de 21s67. 

As últimas provas da competição foram os revezamentos 4x100m medley feminino e masculino. No feminino, a vitória foi da equipe do Minas, seguido pelo Pinheiros em segundo e a  Unisanta em terceiro. No masculino, a vitória foi do Pinheiros, em segundo lugar ficou o time do Minas Tênis Clube e completando o pódio ficou a equipe da Unisanta na terceira colocação. 

O Troféu José Finkel de Natação 2024 contou com o apoio da NSC, Jurerê Open, IL Campanário Villagio Resort, Oxxy Seguradora, Veedha Investimentos e Baía Sul, com a promoção do evento realizado pela Jovem Pan local. O Campeonato foi transmitido (eliminatórias e finais) pelo canal da TV Swim Channel no YouTube.

Para ver os resultados completos e mais informações, visite o site oficial da CBDA aqui

Fonte: CBDA

Veja também

CBDA passa a integrar Programa Esporte Seguro do Comitê Olímpico do Brasil

Presidente da FAC, Bissoli, e Profissionais do Esporte Celebram o Sucesso do Fim de Semana de Campeonato Estadual de Inverno

Jovem Promessa da Federação Capixaba de Natação Brilha no Campeonato Brasileiro em Salvador

Jovem Capixaba Matheus Ngome Brilha no Festival CBDA Sudeste com 5 Ouros e Recordes Impressionantes

Campeonato Brasileiro Interclubes Infantil de Inverno Agita Salvador

Presidente da Federação Capixaba de Esportes Aquáticos prestigia Seletiva Olímpica de Natação no Rio de Janeiro