(Rio de Janeiro, 21 de agosto de 2024) A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos deu um grande passo na proteção dos direitos das pessoas que participam dos esportes aquáticos do Brasil. A CBDA passou a integrar, na última semana, do Programa Esporte Seguro do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
O Programa Esporte Seguro (PES) visa tornar o esporte um lugar seguro para todas e todos, contribuir para uma cultura de prevenção, reconhecimento, enfrentamento e adoção de boas práticas no ambiente esportivo, conforme a legislação vigente.
O PES trata de temas como violência física e psicológica, assédio moral, violência de gênero, negligência ou omissão, assédio sexual, abuso sexual, doping e manipulação de competições. Na CBDA, o Ponto Focal do PES será o diretor de esportes, Ricardo Prado.
“É super importante a CBDA estar alinhada aos princípios do PES. O ambiente do esporte deve ser seguro para as pessoas serem elas mesmas, de forma protegida. É mais um passo muito importante da CBDA para proteção não só dos atletas, mas de todas as pessoas que fazem parte da comunidade aquática”, disse.
Você pode conhecer mais sobre o programa clicando AQUI.
Fonte: CBDA